Provavelmente você já ouviu falar em “sasaengs”. Mas você sabe o que esse termo significa? Se você assistiu ao k-drama “Meu Ídolo”, por exemplo, deve ter ouvido essa palavra com frequência. Esse conceito já é conhecido entre os fãs de K-pop, principalmente os mais antigos. No entanto, nos últimos anos, essas pessoas têm ganhado ainda mais visibilidade.
O termo original em coreano é 사생팬 (sasaeng fan). Ele se refere a uma pessoa extremamente invasiva e obsessiva em relação a um artista. Esse tipo de comportamento pode variar bastante, inclui desde esperar o artista em locais privados até atitudes mais graves, que colocam em risco sua integridade física.
TVXQ
Em outubro de 2006, Yunho, membro do grupo TVXQ, recebeu um suco de uma suposta fã durante uma gravação na KBS. Depois de beber, ele precisou ser levado ao hospital, onde descobriram que o líquido continha supercola (e dizem que tinha vidro também). Mais tarde, durante a investigação, a sasaeng se entregou à polícia e revelou o motivo do crime: “Foi porque eu não gostava das habilidades de canto e dança de U-Know Yunho, o líder do TVXQ”. Irônico, não é?

O grupo TVXQ já teve muitos casos envolvendo sasaengs, o que é realmente bizarro. Frequentemente, essas fãs invadiam o dormitório do grupo e chegavam a tirar fotos de Jaejoong dormindo. Em um caso específico, uma sasaeng entrou no quarto de Jaejoong enquanto ele estava no banheiro. Ela o esperou adormecer, tirou fotos dele, publicou as imagens online e ainda se gabou de ter o beijado enquanto dormia.
EXO
O EXO também passou por situações extremamente preocupantes. Uma delas aconteceu quando sasaengs invadiram o casamento do irmão do membro Baekhyun. Todos os membros foram convidados, não apenas para participar, mas também para cantar durante a cerimônia. As sasaengs se sentaram como se fossem convidadas normais, mas quando o EXO entrou, o local virou um caos.
Como os membros do EXO estavam atrás do casal, as sasaengs formaram uma multidão ao redor deles. Elas impediram que os convidados se aproximassem, fazendo pedidos incessantes de autógrafos e fotos. Essas pessoas não tiveram respeito pelos noivos e estragaram um momento especial deles.

Em transmissões específicas de 2017 e 2018, Baekhyun pediu para que as sasaengs parassem de ligar para ele e deixou claro o quanto detesta esse tipo de “fã”.
Em outra ocasião, outro membro do EXO, Kai, também foi interrompido por sasaengs. Durante uma transmissão ao vivo, ele atravessava um estacionamento para chegar ao seu carro. Ao se aproximar, percebeu duas pessoas paradas diante seu carro e comentou imediatamente: “São duas sasaengs”.
NCT
Além disso, o grupo NCT também sofreu e ainda sofre muito com as sasaengs. Talvez vocês conheçam Lucas, ex-membro do WayV/NCT, mas talvez não saibam que ele provavelmente saiu do grupo por causa delas.
Durante a gravação de um programa de variedades, Lucas avistou sasaengs no local e usou o Bubble, aplicativo de mensagens entre fãs, para avisar que elas já tinham sido vistas e que deveriam sair dali. Ele chegou a tirar fotos das sasaengs, que estavam aglomeradas na frente do táxi em que chegaram, e escreveu: “Pessoal, estou no meio da gravação, mas com essas pessoas aqui… o tempo agora também está ruim… por que elas são tão absurdas? Estou furioso. Desculpem por falar assim de repente”.

Logo depois dessas mensagens, “coincidentemente”, surgiram rumores sobre Lucas, que foram desmentidos posteriormente. Isso mostra que, quando confrontadas, as sasaengs não recuam e podem tentar prejudicar a vida do artista de qualquer forma.
Em 2024, a SM Entertainment anunciou o afastamento de Renjun (NCT) por questões de saúde, incluindo ansiedade. Pouco antes, ele havia exposto publicamente, via Bubble, o assédio que sofria de sasaengs.
Nessa ocasião, Renjun confrontou uma sasaeng que não parava de mandar mensagens para seu número pessoal. Ele tirou print da conversa e publicou. Após a publicação, muitos fãs saíram em defesa dele e começaram a enviar mensagens para a sasaeng. Estranho ter que entrar em hiato logo depois desse embate, não é?
- Leia Mais: “Moonwalkin’”: LNGSHOT conquista redes e estreia com EP “SHOT CALLERS”
- Leia Mais: De Repente Humana mistura fantasia e romance em estreia da Netflix
Existem muitas outras histórias envolvendo os membros do NCT. Uma sasaeng da América do Norte invadiu o quarto de hotel de Jaehyun e tirou fotos de todos os objetos do local. Além disso, algumas sasaengs ficavam constantemente na frente da porta do dormitório do grupo, incomodando os membros e outros moradores do condomínio.
BTS e outros
E não para por aí: O grupo NewJeans teve seu dormitório invadido. Menos de uma semana após a estreia, fotos do grupo Cortis trocando de roupa vazaram nas redes sociais. Zhang Hao, do ZEROBASEONE, confrontou uma sasaeng durante uma transmissão ao vivo. Ele repreendeu a pessoa por interromper a transmissão e prometeu trocar de número.
Por último, mas não menos preocupante (e longe de ser), um caso chamou atenção em janeiro deste ano. Uma sasaeng brasileira de 30 anos foi detida na Coreia do Sul, por perseguir Jungkook (BTS).

A mulher causou perturbação em frente à residência do artista, inclusive jogando correspondências. Ela acreditava ser a alma gêmea de Jungkook e, por isso, ficou esperando por ele em sua casa.
Invasão de hotéis e condomínios, instalação de câmeras escondidas, perseguição, rastreio de voos e dados pessoais, criação de notícias falsas e até mesmo hackeamento de celulares para chantagem ou venda de informações são comportamentos comuns das sasaengs.
De acordo com relatos, muitas dessas pessoas possuem grande poder aquisitivo, podendo ser até filhos de pessoas influentes. A existência dessas fãs extremistas é um problema sério que precisa ser combatido, tanto pelas empresas quanto pelas autoridades, para garantir a segurança física e mental dos ídolos. Além disso, o comportamento obsessivo dessas pessoas prejudica o acesso dos fãs verdadeiros aos artistas.
Descubra mais sobre teamdorameiraa
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







